sábado, 23 de abril de 2011

Dia das Mães 2011: Video, Projeto e Poemas diversificados...

   O Dia das Mães 2011 vem aí, acontece no segundo domingo do mês maio
  
   Data esta muito especial e importante, pois, é quando homenageamos todas as mães do Brasil. E as crianças, precisam ser lembradas disso, o Dia das Mães faz parte da cultura brasileira e com as atividades escolares, os pequenos conseguem absorverem isso e não deixarão de homenagear suas mães nesse dia tão especial.

PROJETO


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE SUPORTE EDUCACIONAL
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE PARANOÁ
ESCOLA CLASSE BURITI VERMELHO

 


 

MAMÃE, VOCÊ E UMA RAINHA

 

PROFESSORAS: SÍLVIA MELO DE MOURA E SIMONE PEREIRA MARQUES 

 

BURITI VERMELHO/MAIO/2011

 

1. INSTITUIÇÃO ESCOLAR: ESCOLA CLASSE BURITI VERMELHO

 

 A Escola Classe Buriti Vermelho foi fundada pela Secretaria de Educação do
distrito Federal e inaugurada em 1975. Esta Unidade Educacional está localizada
na Colônia Agrícola Buriti Vermelho, DF-100 com DF 270, Região Administrativa do
Paranoá, funcionando com turmas multisseriadas com alunos do 1º ano ao 5º ano,
onde as turmas foram separadas da seguinte forma, 1º, 2º e 3º anos e 4º e 5º anos,
atualmente a Escola por ser multisseriada participa de um Projeto que é oferecido
pelo MEC, Programa Escola Ativa.

 

2. JUSTIFICATIVA:

 

 Através desta data tão especial faz-se necessário uma homenagem as mães de
nossa comunidade, este momento festivo terá um valor  diferenciado para cada pessoa no
geral, pois nós temos uma forma bem diversificada de demonstrar o nosso amor as
pessoas que amamos.
 É através do amor que nós poderemos fazer a diferença entre os povos e
principalmente em nossa comunidade.

 

3. OBJETIVO GERAL:

 

- Reconhecer a importância da mãe na família.

- Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)

- Valorizar a pessoa humana.

- Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).

- Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.

- Produzir textos com o tema "O que eu nunca disse a mamãe."

- Enfeitar os murais com as produções dos alunos.
Identificar através do amor, a importância da mãe para cada um de nós

 

4. OBJETIVOS ESPECIFICOS

 

- Reconhecer a mãe como rainha do lar;
- Valorizar o amor de cada mãe ao seu filho;
- Adquirir hábitos que possa valorizar mais as mães;
- Perceber a importância de cada mãe dentro da família;
- Valorizar o bem que a mãe nos faz;
crianças a importância da frase EU TE AMO;
- Perceber o amor que toda mãe tem por seus filho e vice versa.

 

5. PUBLICO ALVO:

 

- Alunos, pais e comunidade escolar.

 

6. DESENVOLVIMENTO:

 

-Textos informativos;
-Pesquisas;
-Poesia;
-Músicas;                             -Entrevistas;                          -Acrósticos;                              -Atividade;                            -Desenhos;
-Produção de textos;
-Murais;

 

7.RECURSOS:

-Pesquisas;
-Pinturas;
-Desenhos;
-Internet;
-Dodraduras;
-Acróstico;
-Poesias;
-Confecção de lembrancinhas;

 

8. AVALIAÇÃO:

 

 Será feita através das atividades desenvolvidas no decorrer da semana que
antecede o dia das mães.

 

9. CULMINÂNCIA:

 

 Será feita através de um convite para todas as mães da comunidade da Escola Classe Buriti Vermelho para participar de uma homenagem feita pela escola.

 

10. DURAÇÃO DA 1ª ETAPA:

 

 Uma semana.

 

11. OBSERVAÇÃO:

 

 Cada professora desenvolverá o tema de acordo com a necessidade de cada turma, buscando a criatividade e a interdeciplinaridade dos conteúdos a serem trabalhado.

 

POEMAS PARA

 O DIA DAS MÃES

Para sempre  (Drummond)
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Minha Mãe  (Casimiro de Abreu)
Da pátria formosa distante e saudoso,
Chorando e gemendo meus cantos de dor,
Eu guardo no peito a imagem querida
Do mais verdadeiro, do mais santo amor:
- Minha Mãe! -

Nas horas caladas das noites d’estio
Sentado sozinho co’a face na mão,
Eu choro e soluço por quem me chamava
- “Oh filho querido do meu coração!” -
- Minha Mãe! -

No berço, pendente dos ramos floridos
Em que eu pequenino feliz dormitava:
Quem é que esse berço com todo o cuidado
Cantando cantigas alegre embalava?
- Minha Mãe! -

De noite, alta noite, quando eu já dormia
Sonhando esses sonhos dos anjos dos céus,
Quem é que meus lábios dormentes roçava,
Qual anjo da guarda, qual sopro de Deus?
- Minha Mãe! -

Feliz o bom filho que pode contente
Na casa paterna de noite e de dia
Sentir as carícias do anjo de amores,
Da estrela brilhante que a vida nos guia!
- Uma Mãe! -

Por isso eu agora na terra do exílio,
Sentado sozinho co’a face na mão,
Suspiro e soluço por quem me chamava:
- “Oh filho querido do meu coração!” -
- Minha Mãe! -

A você, mamãe  (Do livro: A vida em mensagens, p. 33)
     Um dia, o amor estendeu as mãos para o nada e abriu-se o espaço...
     Um dia, o amor estendeu as mãos para o homem e abriu-se o encontro...
     Um dia, o amor se tornou vida de tua vida e eu existi...
     Mamãe, o céu, sem confins, revela-me teu amor...
     A vastidão do mar fala-me de tua bondade...
     As altas montanhas refletem teu heroísmo...
     A profundeza dos vales espalha tua humildade...
     A beleza das flores traduz o teu carinho...
     Tudo isso se encerra dentro do teu grande coração...
     E silenciosa, serena, sorrindo, continuai labutando no cotidiano da vida.
     Um dia, o amor se tornou vida de tua vida e eu existi!
     Obrigado, mamãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário